terça-feira, 24 de abril de 2012

Cura da calvície e queda de cabelos com o laser.

O tratamento a laser é a cura para a calvície e queda de cabelos?

Recentemente tem havido grande repercussão e controvérsia com a aprovação pela FDA, órgão americano respeitado mundialmente que regula alimentos e medicamentos, do tratamento com laser de baixa intensidade para combate da calvície e queda de cabelos. Tal aprovação gerou certa confusão com a propaganda de que os aparelhos de pulsos de baixa intensidade de laser para os cabelos seriam a cura da calvície. 
Entretanto, a aprovação da FDA foi limitada à segurança do uso dos produtos. Ou seja, não houve endosso de que o tratamento a laser seria eficiente contra a queda de cabelos, e muito menos a cura da calvície. Tal aprovação da FDA não é similar à dos remédios contra a calvície Minoxidil e Rogaine, os quais tiveram a eficiência comprovada.
Então a terapia a laser não funciona no combate à calvície e nem é cura para queda de cabelos?

Embora a eficácia da terapia a laser no combate à calvície e queda de cabelos ainda não tenha sido cientificamente comprovada, não pode-se ignorar que na prática muitas pessoas têm obtido resultados altamente satisfatórios. 

Embora os produtos portáteis de uso pessoal sejam relativamente recentes, há muito tempo salões de beleza e clínicas de estéticas têm utilizado o tratamento a laser para cabelos com resultados satisfatórios tanto em homens quanto em mulheres.
Que resultados para os cabelos as pessoas têm obtido com a terapia a laser?

Os resultados práticos descritos por muitos pacientes que passarem pelo tratamento de pulsos de laser de baixa intensidade incluem, além do crescimento de fios de cabelo, ganho de volume nos cabelos que ser tornaram mais fortes e brilhantes. A eficiência do laser tem sido constatada tanto em homens quanto mulheres. Isso é uma boa notícia, uma vez que mulheres com calvície feminina têm menos opções de tratamento como o medicamento propecia sendo aprovado pela FDA somente para homens.
Como a terapia a laser ajudaria no combate à calvície?

Uma vez que a terapia a laser (fototerapia), apesar de estudos clínicos animadores quanto à sua eficácia, ainda não estar cientificamente comprovada para o combate à calvície, não se sabe exatamente qual seria seu mecanismo de ação sobre os cabelos. Alguns acreditam que o laser agiria elevando a circulação sanguínea no couro cabeludo, enquanto outros acham que ele aumentaria a energia liberada para a raiz do cabelo ou que reativaria o crescimento capilar ao estimular folículos enfraquecidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário