terça-feira, 24 de abril de 2012

Minoxidil, medicamento para a queda de cabelo.

Minoxidil (Rogaine), medicamento para a prevenção da queda de cabelo.

Minoxidil ou Rogaine

O minoxidil ou Rogaine foi o primeiro medicamento a ser aprovado pela FDA (entidade que regula o uso de medicamentos nos EUA) para uso no tratamento da queda de cabelo.

O minoxidil foi um medicamento desenvolvido inicialmente para o tratamento de problemas pressão arterial e tal como no finasteride descobriu-se que fazia crescer o cabelo.

O minoxidil é aplicado directamente no couro cabeludo e apenas produz efeitos razoáveis, não sendo tão eficaz como o finasteride.

Além disso só tem efeito em zonas onde ainda existem folículos capilares, aumentando o ciclo de crescimento.

No entanto o minoxidil não faz crescer novos cabelos, apenas aumenta a capacidade de crescimento e diminui a queda de cabelos existentes

O medicamento só tem efeitos visíveis ao fim de alguns meses, mas poderá demorar até dois anos para se verem realmente alguns resultados.

O minoxidil deve ser aplicado duas vezes por dia directamente no couro cabeludo (e não no cabelo) e só actua nas zonas onde é aplicado.

Caso deixe de usar o medicamento os seus efeitos cessam ao fim de cerca de três meses e o cabelo volta de novo a cair como anteriormente.

Existem alguns potenciais efeitos colaterais no uso do medicamento, como irritação do escalpe ou alterações da pressão arterial, sobretudo devido a alguns componentes associados ao medicamento.

O minoxidil pode ser usado em mulheres mas apenas na concentração de 2%.

O minoxidil também pode ser prescrito em conjunto com o finasteride obtendo um conjunto de efeitos mais eficazes contra a queda de cabelo, sendo no entanto a maior contribuição do finasteride.

Antes de tomar qualquer medicamento, deve sempre aconselhar-se junto de um médico especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário