quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Combata a queda de cabelo.

Tire suas dúvidas sobre a queda de cabelo e saiba como acabar com ele.

 

Tire suas dúvidas

Como sei se sofro de queda de cabelo ou de calvície?
Só um especialista pode diferenciar um caso do outro. Mas, em geral, a queda é um processo reversível, que não atinge a raiz, e acontece apenas por períodos determinados. Isto é: depois de tratado o problema, os fios voltam a crescer. Já na calvície, a raiz atrofia e, se o distúrbio não for diagnosticado a tempo, surgem falhas por todo o cabelo.

Escova progressiva faz o cabelo cair?
Se realizada por um profissional experiente e com produtos livres de formol, não. “Nesse caso, os agentes químicos agem apenas nos fios, deixandoos mais frágeis e quebradiços”, explica Luciano Barsanti, médico tricologista (especialista em cabelo) e autor do livro Dr. Cabelo (editora Elevação). “Mas, se o ativo estiver fora desses padrões e entrar em contato com o couro cabeludo, poderão, sim, ocorrer inflamações que favorecem a queda”, alerta Inaê Cavalcanti, dermatologista, de São Paulo. Para evitar complicações, é bom dar um intervalo de, no mínimo, quatro meses entre um procedimento e outro.

O que é pior: escova tradicional ou alisamento?
Se feita com frequência, e por muitos anos, a escova é mais prejudicial ao cabelo do que os vários tipos de alisamento existentes no mercado. Isso porque, de tanto puxar os fios, eles acabam sendo arrancados pela raiz, o que, a longo prazo, faz com que parem de crescer.

Os xampus antiqueda funcionam?

Não, pois, na maioria das vezes, eles nutrem e agem como fortalecedores dos fios, prevenindo a quebra. Ou seja: não combatem a queda. Além disso, o tempo de contato do xampu com o couro cabeludo é muito pequeno, o que impossibilita que os princípios ativos penetrem na pele.

Vale a pena tomar suplementos orais contra a queda de cabelo?
 “Sim, mas só depois de passar por uma avaliação médica”, recomenda Valcinir Bedin, dermatologista e presidente da Sociedade Brasileira para Estudo do Cabelo, em São Paulo. Segundo ele, o exame médico é fundamental para diagnosticar com precisão quais nutrientes estão faltando no organismo da paciente. “Só aí é possível recomendar compostos prontos, ricos em vitaminas do complexo B, ferro e zinco, ou mandar manipular algum medicamento específico.”

Meu marido toma finasterida. Pode ser bom para mim também?
Apesar de ser a substância mais recomendada para os homens, a finasterida não é indicada para mulheres. “Ainda não existem estudos conclusivos, mas acredita-se que o remédio pode aumentar a incidência de câncer de mama e provocar alterações nas genitálias do bebê, caso a paciente fique grávida de uma criança do sexo masculino”, fala Arthur Tykocinski, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, o medicamento pode ser tóxico ao fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário