Por intermédio do silício orgânico, o produto Sana Hair age diretamente  sobre uma das principais causas da queda anormal de cabelos, ou seja,  sobre as deficiências de colágeno, tecido que oferece sustentação às  estruturas do couro cabeludo, bulbo e raiz dos cabelos. De acordo com o fabricante, a reposição tópica no couro cabeludo do  silício orgânico atua reativando as ações enzimáticas, as quais são  promotoras do aumento na produção dos fios de cabelos e da  reconstituição do colágeno. Conforme divulgado pela Naturalle, trabalhos científicos internacionais  demonstram que a presença de calvos no mundo já ultrapassa a marca de  dois bilhões de pessoas. Nos Estados Unidos, mais de trinta milhões de  mulheres apresentam queda anormal dos cabelos. No Brasil, esse número já  estaria por volta de cinco milhões de mulheres. A alopecia é, porém,  bem mais cruel com os homens. Em âmbito mundial, estima-se que 50%  deles, a partir dos quinze anos de idade, já apresentem perdas anormais  de cabelos; acima de quarenta anos, o índice atinge 90% dos homens.
- Divulgação
 

 
- Francine: linha antiqueda usa ingredientes tirados do tremoço
 
Águas termais e silício orgânico – Vários avanços de uso  tópico voltados a controlar a caspa e a recuperar a saúde capilar  compõem relatos de pesquisadores da área médica. O doutor Luciano  Barsanti, um dos mais conhecidos especialistas desse meio, aplica  substâncias e técnicas inovadoras para o seu tratamento. Diretor-médico  do Instituto do Cabelo, de São Paulo, e presidente da Sociedade  Brasileira de Tricologia, especialidade que lança mão de várias  tecnologias para tratar a caspa, aumentar a multiplicação celular da  raiz dos cabelos e melhorar a densidade capilar, o dr. Barsanti revela o  perfil dos pacientes que atende em seu consultório. “Homens e mulheres  procuram a nossa clínica para manter, melhorar ou recuperar a saúde dos  cabelos e do couro cabeludo. Os pacientes, na maioria, são homens (52%),  mas as mulheres também têm recorrido cada vez mais aos novos princípios  ativos, técnicas e procedimentos para recuperar os cabelos (48%)”,  informou. Análises feitas pelo instituto trazem à tona a preocupação  cada vez mais precoce de homens e mulheres em relação à calvície.  Pesquisados, 82% dos pacientes que chegam ao consultório têm menos de 35  anos de idade, e estão cientes da importância de tratar esses problemas  antes que eles se tornem irreversíveis.
Acostumado a fazer uso de várias substâncias em sua clínica, o doutor  Barsanti destaca o emprego de água termal sulforosa, como uma das águas  mais benéficas para tratamentos capilares. Obtidas nas fontes  hidrominerais do município de Águas de São Pedro, em São Paulo, as águas  termais sulforosas possuem, como faz questão de destacar o  tricologista, o maior teor de gás sulfídrico já encontrado no mundo. “Ricas em enxofre, essas águas termais agem no couro cabeludo, promovem  ação anticaspa e anti-seborréica, e protegem-no contra a contaminação  por fungos (micoses) e bactérias (infecções), causadores de coceiras e  da queda dos cabelos. Além de possuir ação hidratante e higienizante, outra vantagem das águas  termais sulforosas é não apresentar qualquer tipo de contra-indicação.  Ao contrário, o gás sulfídrico absorvido pelo couro cabeludo só irá  resultar em benefícios. O doutor Barsanti também relata ter sido o primeiro médico tricologista a  utilizar o silício orgânico em aplicações voltadas à recuperação  capilar no Brasil. “Depois do doutor Ivo Pitanguy, pioneiro nas  aplicações de silício orgânico em tratamentos dermatológicos, fui o  primeiro a fazer uso da substância em aplicações sobre o couro  cabeludo”, lembrou o especialista. Considerado um ativo de alta eficácia, o silício orgânico, extraído de  fonte vegetal como a cavalinha ou de peixes como sardinhas e salmões, é  um poderoso nutriente e antioxidante, que elimina os radicais livres e  revitaliza o colágeno, o tecido que oferece sustentação à pele e ao  couro cabeludo. “Também utilizamos em nossa clínica ativos como o  extrato de bardana que possui ação tópica antiinflamatória e  vasodilatadora, e conduz nutrientes para o bulbo capilar, tendo  comprovado ser muito eficaz no combate às dermatites seborréicas”,  afirmou o doutor Barsanti.
- Divulgação
 

 
- Silício orgânico evita quedas
 
Fitoterápicos contra a caspa  -  Conhecida como babosa, a Aloe  Vera, planta da família das iláceas, cuja seiva possui substâncias como  mucopolissacarídeos, aminoácidos, enzimas e esteróides, também é uma  das mais conhecidas popularmente como fonte natural regeneradora dos  cabelos, capaz de estimular o crescimento e agir como adstringente em  prol do equilíbrio das secreções sebáceas do couro cabeludo. A mais  recente difusão do uso de Aloe Vera, segundo o doutor Milton Peruzzo,  também renomado especialista em recuperação capilar, apresenta a  substância na forma de concentrado em pó do extrato, na proporção de  200:1, ou seja, são necessários 200 quilos da planta para a extração de  um quilo do princípio ativo da babosa. Enriquecida com Aloe Vera, a linha de xampus e condicionadores anticaspa  da Avon Keep Clear foi preparada para todos os tipos de cabelos. Seus  ingredientes ativos para tornar a fórmula ainda mais eficaz compreendem  piritionato de zinco, que ajuda a controlar a caspa, além de reduzir a  coceira e a descamação do couro cabeludo, reequilibrando a oleosidade e  facilitando a oxigenação das células do bulbo capilar.
Outro nutriente natural com ação fisiológica sobre o bulbo capilar,  destacado pelo doutor Peruzzo, é a Auxina Tricógena. Caracterizado como  um fitocomplexo de ação tônica, esse ativo atua sobre o couro cabeludo,  melhora o trofismo da raiz dos cabelos e promove efeitos revitalizantes. No campo dos bioativos, o doutor Peruzzo também ressalta o Follicusan,  potente agente inibidor da queda dos cabelos, a substância evita a  formação de caspa. Composto por uma fração derivada do leite, DL-etil  pantenol, inositol e aminoácidos sulfurados (N-acetil cisteína e  N-acetil metionina) em meio hidroalcoólico estabilizado, esse ativo  estimula o funcionamento das células do couro cabeludo e das células dos  folículos pilosos. “O DL-etil pantenol é metabolizado na pele em ácido  pantotênico, elemento essencial na maior parte dos processos  metabólicos, melhorando as condições do cabelo danificado, aumentando a  sua hidratação e protegendo-o contra os danos causados pelo meio  ambiente. Inositol, por sua vez, produz efeito estimulante sobre o  metabolismo do couro cabeludo, prevenindo o dano capilar. Já os  aminoácidos sulforados (n-acetil cisteína e n-acetil metionina)  controlam a secreção sebácea, prevenindo a oleosidade excessiva e a  formação de caspa”, explicou o doutor Peruzzo.
Outro importante complexo de substâncias, difundido pelo doutor  Peruzzo, é representado por Zymo HSOR. Constituído pela enzima 3  a-hidroxiesteróide desidrogenase, uma redutase, e pela queratina  hidrolisada, complexadas com maltodextrina, obtido por processo  biotecnológico inovador, prevendo a utilização do microrganismo  Pseudomonas testosteroni, comprovou aumentar em 73% a quantidade de fios  de cabelos, segundo experiências realizadas pelo doutor Peruzzo.
Eficientes há mais de 40 anos – De fato, diferentes moléculas e  ativos presentes em produtos finais com as mais variadas fórmulas têm  contribuído ao longo dos anos para amenizar, controlar e sanar os  problemas surgidos em decorrência da caspa. A Procter & Gamble, em  1961, lançava nos Estados Unidos o Head & Shoulders. Considerado o  xampu anticaspa mais vendido no mundo, sua introdução no mercado  brasileiro remonta a 1996, inicialmente sendo comercializado apenas em  mercados da Região Sul do país.
- Divulgação
 

 
- Barsanti: água termal sulfurosa trata e protege os cabelos
 
A maior parte dos tratamentos voltados para evitar a proliferação de  fungos no couro cabeludo em geral combate o fungo Pityrosporum Ovale,  também conhecido como Malassezia, pretendendo evitar a excessiva  descamação de células mortas, e restituir ao couro cabeludo o  reequilíbrio das secreções sebáceas. “Todas as pessoas possuem em seu couro cabeludo o fungo causador da  caspa, mas essa somente irá ocorrer quando esse equilíbrio for rompido,  aumentando a quantidade de fungos. Assim, o Malassezia, em quantidades  excessivas, irrita as células do couro cabeludo, diminuindo seu ciclo de  vida. Essas células passam então a se multiplicar até cinco vezes mais  rapidamente e a se desprender do couro cabeludo, tornando a caspa  visível nos cabelos e nas roupas”, informou Sylvia Chan, coordenadora de  Relações Externas da Procter & Gamble. A caspa, portanto, segundo Sylvia, é considerada uma condição crônica e o  seu tratamento deve ser constante para que não haja a proliferação do  fungo. “O ideal é usar preventivamente xampus com ação anticaspa e  cosmética”, considerou. Por isso, ao desenvolver a linha de xampus Head & Shoulders, a  Procter & Gamble se preocupou em oferecer várias versões para uso  diário, combinando em cada uma delas diferentes ativos e substâncias  para que, além de prevenir e eliminar a caspa, e aliviar os sintomas de  coceira, também seja possível combater outros problemas comprometedores  da beleza e da saúde dos cabelos.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário