quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Química e derivados.

Por intermédio do silício orgânico, o produto Sana Hair age diretamente sobre uma das principais causas da queda anormal de cabelos, ou seja, sobre as deficiências de colágeno, tecido que oferece sustentação às estruturas do couro cabeludo, bulbo e raiz dos cabelos. De acordo com o fabricante, a reposição tópica no couro cabeludo do silício orgânico atua reativando as ações enzimáticas, as quais são promotoras do aumento na produção dos fios de cabelos e da reconstituição do colágeno. Conforme divulgado pela Naturalle, trabalhos científicos internacionais demonstram que a presença de calvos no mundo já ultrapassa a marca de dois bilhões de pessoas. Nos Estados Unidos, mais de trinta milhões de mulheres apresentam queda anormal dos cabelos. No Brasil, esse número já estaria por volta de cinco milhões de mulheres. A alopecia é, porém, bem mais cruel com os homens. Em âmbito mundial, estima-se que 50% deles, a partir dos quinze anos de idade, já apresentem perdas anormais de cabelos; acima de quarenta anos, o índice atinge 90% dos homens.
  • Divulgação
  • Francine: linha antiqueda usa ingredientes tirados do tremoço
  • Francine: linha antiqueda usa ingredientes tirados do tremoço
Águas termais e silício orgânico – Vários avanços de uso tópico voltados a controlar a caspa e a recuperar a saúde capilar compõem relatos de pesquisadores da área médica. O doutor Luciano Barsanti, um dos mais conhecidos especialistas desse meio, aplica substâncias e técnicas inovadoras para o seu tratamento. Diretor-médico do Instituto do Cabelo, de São Paulo, e presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, especialidade que lança mão de várias tecnologias para tratar a caspa, aumentar a multiplicação celular da raiz dos cabelos e melhorar a densidade capilar, o dr. Barsanti revela o perfil dos pacientes que atende em seu consultório. “Homens e mulheres procuram a nossa clínica para manter, melhorar ou recuperar a saúde dos cabelos e do couro cabeludo. Os pacientes, na maioria, são homens (52%), mas as mulheres também têm recorrido cada vez mais aos novos princípios ativos, técnicas e procedimentos para recuperar os cabelos (48%)”, informou. Análises feitas pelo instituto trazem à tona a preocupação cada vez mais precoce de homens e mulheres em relação à calvície. Pesquisados, 82% dos pacientes que chegam ao consultório têm menos de 35 anos de idade, e estão cientes da importância de tratar esses problemas antes que eles se tornem irreversíveis.
Acostumado a fazer uso de várias substâncias em sua clínica, o doutor Barsanti destaca o emprego de água termal sulforosa, como uma das águas mais benéficas para tratamentos capilares. Obtidas nas fontes hidrominerais do município de Águas de São Pedro, em São Paulo, as águas termais sulforosas possuem, como faz questão de destacar o tricologista, o maior teor de gás sulfídrico já encontrado no mundo. “Ricas em enxofre, essas águas termais agem no couro cabeludo, promovem ação anticaspa e anti-seborréica, e protegem-no contra a contaminação por fungos (micoses) e bactérias (infecções), causadores de coceiras e da queda dos cabelos. Além de possuir ação hidratante e higienizante, outra vantagem das águas termais sulforosas é não apresentar qualquer tipo de contra-indicação. Ao contrário, o gás sulfídrico absorvido pelo couro cabeludo só irá resultar em benefícios. O doutor Barsanti também relata ter sido o primeiro médico tricologista a utilizar o silício orgânico em aplicações voltadas à recuperação capilar no Brasil. “Depois do doutor Ivo Pitanguy, pioneiro nas aplicações de silício orgânico em tratamentos dermatológicos, fui o primeiro a fazer uso da substância em aplicações sobre o couro cabeludo”, lembrou o especialista. Considerado um ativo de alta eficácia, o silício orgânico, extraído de fonte vegetal como a cavalinha ou de peixes como sardinhas e salmões, é um poderoso nutriente e antioxidante, que elimina os radicais livres e revitaliza o colágeno, o tecido que oferece sustentação à pele e ao couro cabeludo. “Também utilizamos em nossa clínica ativos como o extrato de bardana que possui ação tópica antiinflamatória e vasodilatadora, e conduz nutrientes para o bulbo capilar, tendo comprovado ser muito eficaz no combate às dermatites seborréicas”, afirmou o doutor Barsanti.
  • Divulgação
  • Silício orgânico evita quedas
  • Silício orgânico evita quedas
Fitoterápicos contra a caspa - Conhecida como babosa, a Aloe Vera, planta da família das iláceas, cuja seiva possui substâncias como mucopolissacarídeos, aminoácidos, enzimas e esteróides, também é uma das mais conhecidas popularmente como fonte natural regeneradora dos cabelos, capaz de estimular o crescimento e agir como adstringente em prol do equilíbrio das secreções sebáceas do couro cabeludo. A mais recente difusão do uso de Aloe Vera, segundo o doutor Milton Peruzzo, também renomado especialista em recuperação capilar, apresenta a substância na forma de concentrado em pó do extrato, na proporção de 200:1, ou seja, são necessários 200 quilos da planta para a extração de um quilo do princípio ativo da babosa. Enriquecida com Aloe Vera, a linha de xampus e condicionadores anticaspa da Avon Keep Clear foi preparada para todos os tipos de cabelos. Seus ingredientes ativos para tornar a fórmula ainda mais eficaz compreendem piritionato de zinco, que ajuda a controlar a caspa, além de reduzir a coceira e a descamação do couro cabeludo, reequilibrando a oleosidade e facilitando a oxigenação das células do bulbo capilar.
Outro nutriente natural com ação fisiológica sobre o bulbo capilar, destacado pelo doutor Peruzzo, é a Auxina Tricógena. Caracterizado como um fitocomplexo de ação tônica, esse ativo atua sobre o couro cabeludo, melhora o trofismo da raiz dos cabelos e promove efeitos revitalizantes. No campo dos bioativos, o doutor Peruzzo também ressalta o Follicusan, potente agente inibidor da queda dos cabelos, a substância evita a formação de caspa. Composto por uma fração derivada do leite, DL-etil pantenol, inositol e aminoácidos sulfurados (N-acetil cisteína e N-acetil metionina) em meio hidroalcoólico estabilizado, esse ativo estimula o funcionamento das células do couro cabeludo e das células dos folículos pilosos. “O DL-etil pantenol é metabolizado na pele em ácido pantotênico, elemento essencial na maior parte dos processos metabólicos, melhorando as condições do cabelo danificado, aumentando a sua hidratação e protegendo-o contra os danos causados pelo meio ambiente. Inositol, por sua vez, produz efeito estimulante sobre o metabolismo do couro cabeludo, prevenindo o dano capilar. Já os aminoácidos sulforados (n-acetil cisteína e n-acetil metionina) controlam a secreção sebácea, prevenindo a oleosidade excessiva e a formação de caspa”, explicou o doutor Peruzzo.
Outro importante complexo de substâncias, difundido pelo doutor Peruzzo, é representado por Zymo HSOR. Constituído pela enzima 3 a-hidroxiesteróide desidrogenase, uma redutase, e pela queratina hidrolisada, complexadas com maltodextrina, obtido por processo biotecnológico inovador, prevendo a utilização do microrganismo Pseudomonas testosteroni, comprovou aumentar em 73% a quantidade de fios de cabelos, segundo experiências realizadas pelo doutor Peruzzo.
Eficientes há mais de 40 anos – De fato, diferentes moléculas e ativos presentes em produtos finais com as mais variadas fórmulas têm contribuído ao longo dos anos para amenizar, controlar e sanar os problemas surgidos em decorrência da caspa. A Procter & Gamble, em 1961, lançava nos Estados Unidos o Head & Shoulders. Considerado o xampu anticaspa mais vendido no mundo, sua introdução no mercado brasileiro remonta a 1996, inicialmente sendo comercializado apenas em mercados da Região Sul do país.
  • Divulgação
  • Barsanti: água termal sulfurosa trata e protege os cabelos
  • Barsanti: água termal sulfurosa trata e protege os cabelos
A maior parte dos tratamentos voltados para evitar a proliferação de fungos no couro cabeludo em geral combate o fungo Pityrosporum Ovale, também conhecido como Malassezia, pretendendo evitar a excessiva descamação de células mortas, e restituir ao couro cabeludo o reequilíbrio das secreções sebáceas. “Todas as pessoas possuem em seu couro cabeludo o fungo causador da caspa, mas essa somente irá ocorrer quando esse equilíbrio for rompido, aumentando a quantidade de fungos. Assim, o Malassezia, em quantidades excessivas, irrita as células do couro cabeludo, diminuindo seu ciclo de vida. Essas células passam então a se multiplicar até cinco vezes mais rapidamente e a se desprender do couro cabeludo, tornando a caspa visível nos cabelos e nas roupas”, informou Sylvia Chan, coordenadora de Relações Externas da Procter & Gamble. A caspa, portanto, segundo Sylvia, é considerada uma condição crônica e o seu tratamento deve ser constante para que não haja a proliferação do fungo. “O ideal é usar preventivamente xampus com ação anticaspa e cosmética”, considerou. Por isso, ao desenvolver a linha de xampus Head & Shoulders, a Procter & Gamble se preocupou em oferecer várias versões para uso diário, combinando em cada uma delas diferentes ativos e substâncias para que, além de prevenir e eliminar a caspa, e aliviar os sintomas de coceira, também seja possível combater outros problemas comprometedores da beleza e da saúde dos cabelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário