sábado, 17 de dezembro de 2011

Fios em queda livre.

O seu cabelo anda escorrendo pelo ralo? Veja quais são os principais motivos desse problema e recupere a saúde e a vaidade.



Evite pintar ou alisar os cabelos enquanto
houver perda
Foto: Dreamstime
O travesseiro amanhece forrado, o ralo do banheiro entope durante o banho e a escova fica recheada de fios? Esses podem ser sinais de que seu cabelo está caindo mais do que deveria. Ao contrário do que muita gente pensa, a calvície não é um problema exclusivamente masculino. Pode até indicar um problema sério! Distúrbio da tireoide “Uma queda de até cem fios por dia é normal. Acima disso, pode ser uma doença na tireoide”, explica a dermatologista Carla Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Se você acha que seu cabelo está perdendo volume e os fios estão ficando mais quebradiços, confira as dicas sobre o assunto e mantenha os seus fios no lugar certo: a sua cabeça.
1. O que provoca a queda dos fios?
Normalmente, a causa é um problema de saúde. São vários os distúrbios que levam à perda dos fios: doenças hormonais, anemia, falta de vitaminas, disfunção na tireoide, menopausa e estresse.
2. Como saber se é uma simples queda ou se é calvície?  Apenas um especialista pode diferenciar uma da outra. Em geral, a queda é provocada pelos problemas citados ao lado, mas não afeta a raiz. Ou seja, depois de tratado o distúrbio, o cabelo volta a crescer normalmente. Já na calvície, a raiz atrofia. Nesse caso, se o problema não for diagnosticado a tempo, surgem falhas no cabelo que podem ser definitivas. Por isso, se perceber alguma alteração na quantidade de fios que caem, corra para o dermatologista.
3. Alimentação influencia na queda?
Sim. Uma dieta inadequada pode provocar a falta de alguns nutrientes importantes para a nutrição do folículo. Isso prejudica a saúde do fio do cabelo. Para fugir dos “buracos”, o cardápio deve ser rico em vitaminas A e B, e em mineirais como o zinco e o ferro. Eles são encontrados em alimentos como soja, leite, frutas, legumes e carnes vermelhas.
4. Usar química no cabelo piora o problema?
Sim. Quando os fios estão com produtos químicos, como tinturas, progressivas e outros tratamentos de beleza, ficam muito fracos. “A química agride o couro cabeludo e a cutícula dos fios, e isso provoca a queda”, explica Carla Albuquerque. O ideal é evitar qualquer produto agressivo se seu cabelo começar a cair muito. Se você não consegue conviver com os fios brancos, procure dar um tempo de, no mínimo, duas semanas entre os procedimentos. Caso contrário, é queda na certa!
5. Os produtos antiqueda funcionam?
Só nos casos de dermatite seborreica ou caspa. Caso contrário, não há produtos que previnam a queda capilar. Ela está relacionada a causas orgânicas e, por isso, os produtos para limpeza não resolvem nada. Os ingredientes chamados de antiqueda, na maioria das vezes, não são sequer absorvidos pela pele.
6. Existe algum corte que ajude a disfarçar a calvície?
O melhor corte para esconder as falhas que começam a surgir por causa da queda é um curtíssimo. Se o seu cabelo for encaracolado ou crespo, o comprimento pode ser maior, mas nada que ultrapasse os ombros. Invista em cortes em camadas, que dão mais volume para o cabelo e ajudam a disfarçar a falta de fios.
7. Existe tratamento contra a queda de cabelo?
Sim. Há vários tratamentos eficazes contra a queda de cabelos. Eles incluem suplementos vitamínicos, medicamentos via oral ou aplicados diretamente no couro cabeludo. A indicação vai depender do tipo de queda e só pode ser feita por um dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário